O trabalho do marketing digital é como qualquer outra estratégia de negócio. É preciso trabalho, estudo e dedicação. Um mercado ainda novo para muitos empreendedores e que ainda deixa muita gente com dúvida. O problema não está na dúvida mas em permanecer nela. Pensando nisso, separei 4 mitos sobre marketing digital muito comuns entre empreendedores no mercado digital:

 

 

1 – Os resultados do marketing digital têm que aparecer em curto prazo.

Tem muita gente que pensa que, ao começar a postar no Instagram/Facebook ou patriocinar anúncios traz, automaticamente, muitos seguidores e intenso engajamento. Não é bem assim que acontece. Assim como qualquer estratégia comercial ou operacional, o planejamento de marketing digital precisa ser feito a médio e longo prazo.

O resultado não pode ser medido apenas por likes mas utilizando todos as métricas que essas redes nos passam e avaliando progressivamente erros e acertos.

 

2 – Como eu faço para vender no Facebook ou no Instagram?

Nenhuma rede social é um ponto de venda propriamente dito. Você pode usar para fechar vendas? Sim! Você pode atrair muitos consumidores finais? Certamente! Mas usar qualquer rede social como uma loja virtual apenas, elimina o potencial que ela tem.

Não podemos neglicenciar o grande propósito da sua marca estar ali: gerare aprofundar relacionamentos.

Apresentar sua marca e interagir com seus potenciais cliente. Quando isso gera receita pra você é uma consequência desse trabalho.

 

3 – Quanto mais eu posto, mais engajamento tenho.

O equilíbrio é fundamental quando se trata de redes sociais. Não postar nada ou postar muito são atitudes que devem ser evitadas por qualquer conta. Seus seguidores desejam ver o que acontece, os bastidores, as novidades, mas, ao mesmo tempo, eles não precisam ver o MESMO conteúdo replicado dezenas de vezes em um dia só.

Criar expectativa, explorar outras formas de conteúdo e, o mais importante, planejar com antecedência o que vai ser postado é fundamental para uma ação bem sucedida.

Ah, nem precisa dizer que postar por postar não vale, né?

 

4 – Planejamento de Marketing Digital é igual a um planejamento tradicional qualquer.

A internet muda o tempo todo. É sério, o tempo todo. Se você cria um planejamento de marketing digital e espera que ele funcione exatamente da mesma forma, o tempo todo, vai ser como `dar murros em ponta de faca`.

O ideal é, a cada mês, avaliar o que deu certo ou errado, realinhar estratégias e tirar dos números, direções que vão fazer sentido pra sua marca.

E vocês, tem algum mito sobre o mercado digital que vocês acreditavam até ontem e perceberam que não é bem assim que funciona? Conta aqui nos comentários! Aproveita e segue o meu perfil de marketing digital no Instagram! É @bsamarketingdigital.

# # # # #

Novembro 23, 2017