5 Coisas que você precisa saber sobre estudar a distância

Carreira

Oi, gente! Tudo bom? Eu não sei se já falei aqui mas eu fiz faculdade à distância. Eu me formei pela Universidade Veiga de Almeida, uma das melhores instituições particulares do Rio. Desde então, várias pessoas me perguntam se valeu a pena ou não e como eu fiz pra dar certo pra mim. Por isso, eu reuni aqui nesse post alguns pontos que funcionaram pra mim e irão ajudar a quem tem vontade de estudar à distância.

3a5687ff97f0d013d73d355791bd2892

Ela não serve para todos

Sim, é verdade! Mas não considero bom ou ruim. É que nem todo mundo consegue estudar sem a ajuda de professor ‘presencial’, entre outros pontos. O estudo à distância precisa de foco e planejamento. Não dá pra fazer corpo mole ou pedir trabalho para o amigo. Então, você precisa avaliar seu perfil de estudo e ser sincero quanto a ele.

 

O estudo é flexível mas exige compromisso

Quem vai estudar à distância e pensa que vai conseguir ficar mais ‘tranquilo’ com os estudos, se engana fácil! Eu estudei das duas maneiras e acho que meu curso à distância foi o que mais me exigiu. É claro que a flexibilidade existe mas ela só funciona de verdade quando você estuda com planejamento.

b959c3504080f0446f2b119e3c957093

Analisar a grade continua sendo importante

Eu acho fundamental isso! Você precisa analisar as grades curriculares das instituições que te interessam. Não veja só o valor da mensalidade. Eu só consegui me sentir tranquila com meu curso quando a Veiga abriu essa opção porque sei que, pra minha área, a faculdade é bem conceituada. Ainda que o mercado esteja mudando, esse fator ainda é relevante.

Outra coisa, há grades que focam mais em um setor específico como empreendedorismo e você precisa pensar não só no curso em si mas aonde deseja trabalhar também assim vai ser mais fácil escolher sua universidade.

 

Procure um estágio

Graças a Deus, eu tive muita sorte e comecei a estagiar dois meses depois que entrei na faculdade. Foi muito bom poder fazer o estágio e estudar. Eu já tinha experiência na área antes também. Acho que o estágio ajuda a entender melhor os processos que você estuda na teoria e, assim, você consegue ter um processo de aprendizagem melhor.

Processed with VSCO with a5 preset

Vá além do fórum!

O fórum precisa ser usado em praticamente toda faculdade à distância mas, geralmente, ele não é tão estimulante. Se você tem uma dúvida, faça pesquisas complementares e pergunte aos professores. Vai ser mais produtivo, eu garanto.

 

Apresentei aqui só 5 pontos mas existem vários outros. O mais importante é não deixar que a limitação de tempo ou dinheiro te impeçam de crescer e conquistar. Quando estiver lá, dê o seu melhor para aproveitar o máximo porque, no fim do dia, é essa atitude que importa independente se seu estudo é presencial ou não.

 

Se alguém aqui quiser tirar mais dúvidas sobre o assunto, pode mandar um email pra mim! É isabelsantanna1@gmail.com.

 

Beijos 😘!

 

Fotos: arquivo pessoal, bloglovin, career Girl Daily.

  • Thaís Regina

    Oi, Bel! Eu fiz faculdade à distância também e concordo em tudo que você falou! Ela não é para todo mundo e não dá pra fazer corpo mole. O que ainda me chateia é o preconceito que algumas pessoas tem. Como se fosse mais fácil, sabe? E não é! Em alguns casos é até mais difícil do que a faculdade presencial. Mas tem alguns pontos bem positivos, como por exemplo, você não fica tão dependente só do conteúdo que o professor passa. E planejando direitinho, consegue ir atrás de outras fontes de conhecimento. Eu terminei minha graduação esse mês e consegui o feito de não reprovar em nenhuma matéria ao longo do curso. Ou seja, estudar dessa forma dá certo pra mim. Você fez qual curso?

    Um beijo!
    http://www.janeladesorrisos.com

  • Bel, muito bom encontrar suas dicas.
    Estou em processo para começar uma nova graduação EAD.
    Grata pelo post.
    bjão
    http://www.jeniffergeraldine.com

    • Oi Jen, ai fico tão feliz por ter ajudado você! Depois me conta qual é o curso?

      Beijos

  • Yanna Bassi

    Adorei o post, eu acho que seria uma dessas pessoas que não conseguiria fazer faculdade a distancia. Eu consigo aprender sozinha, mas só quando é algo que eu realmente amo, uma faculdade não é bem assim né? tem matérias que a gente gosta e tem matérias que não gosta, ai seria complicado kkk
    Beijoooos
    http://www.yannakarim.com.br

    • Verdade, Yanna. EU mesma tive dificuldades em concluir algumas matérias que não curtia nenhum um pouco mas o curso demarketing era bem completinho pra mim.

      Bjs

  • Dia Dezesseis

    Assim, penso como você! E as dicas que você deixou na postagem foram ótimas! Analisar a grade curricular é sempre necessário, e um bom estágio ajuda muito.

    • Oi! Que bom que você gostou! Eu tentei fazer um post bem honesto pra ajudar a quem realmente quer optar por esse tipo de formação.

      Bjs