Carreira

5 Dicas pra quem quer aproveitar melhor o LinkedIn

Há nove meses atrás, eu saí do meu antigo emprego e precisava me recolocar no mercado. Tarefa difícil nos dias de hoje quando job não está sobrando muito, não é mesmo? Uma das ferramentas quem mais  e me ajudou nessa ‘saga’ foi o LinkedIn e de diversas maneiras. Voltei a trabalhar na semana  passada e, pensando isso, fiz esse um post com dicas pra quem quer aproveitar melhor a rede social profissional mais acessada do mundo.

a4a017aa3deb2f73ffa0a27060c6d034

Deixe seu Perfil Completo

A própria rede diz isso e, sim, vale muito a pena colocar por lá todos os seus dados profissionais e pessoais. O objetivo é ter relacionamentos e interações através da sua carreira então não tem sentido não postar ali sua formação, experiência e, principalmente, suas competências. Ah, outra coisa bem legal é recomendar competências para atuais e ex-colegas de trabalho. Muito provavelmente você receberá outras de volta e essa área é bem valorizada no LinkedIn.

Interaja Mais

Você pode até achar que o LinkedIn é paradão mas não é, não. Você precisa interagir por lá assim como faz em outras redes sociais. Mas calma aí! Não vá pensando em falar e postar sobre tudo como no Facebook. O foco é realmente trabalho, carreira e assuntos ligados a isso. Tem gente que se confunde e não passa uma boa impressão. Então comente em publicações que achou interessante, curta a vitória dos amigos, publique ou compartilhe textos que te agregam conhecimento.
7d185788e0410c9024be922cba1ee87b

Explore o LinkedIn Pulse

O LinkedIn possui uma área onde é possível postar sobre textos que podem ser impulsionados internamente na rede. Essa é uma opção cada vez mais usada por profissionais experts em um assunto para de destacar. Essa dica não vale só para as áreas criativas. Seja criativo e crie uma audiência específica e relevante em torno da sua profissão.

 

Adicione pessoas ligadas ao seu interesse

Lembra, LinkedIn não é Facebook então tirando seus amigos mais pessoais é legal, e você vai aproveitar mais, se você ter conexões próximas as suas áreas de interesse. Não é que não pode ter um ‘pouco de tudo’ mas, pela minha experiência pessoal, vi que quanto mais pessoas ligadas a minha profissão adicionava mas eu tinha acesso a vagas e textos interessantes. Vale também adicionar pessoas e perfis de RH das empresas que você sonha trabalhar.

 

4eb9db736c051b5ef9983243d50ce3aa

Divulgue seu trabalho

Se você tem um blog ou site, portfólio, ou qualquer material ligado a sua profissão, sugiro que compartilhe por lá também. Ali é uma plataforma onde as pessoas estão em busca de um conteúdo mais específico e também de talentos. Não subestime uma visualização do seu perfil!

 

 

E vocês? Usam o LinkedIn? O que mais gostam por lá? Me sigam também, lá meu nome é Isabel Sant Anna (o link aqui) e eu quero também criar conexões com vocês. Vá que no futuro sejamos colegas de trabalho?

Foto: Carreer Girl Daily

 

  • Lorraine Faria

    uso muuito pouco, meio que não sei exatamente como me mostrar lá sabe? fora que dificilmente vejo vagas da minha area.. aí desisti 😛 http://www.jafomoslegais.com

    • Oi Lorraine,

      Eu não posso falar sobre todas as áreas mesmo porque a minha é o marketing, então vejo bastante coisa. Mas o que também observo é que várias empresas tem criado perfuração de RH no LinkedIn e feito seleções por lá. Empresas de diversos segmentos. Acho que vale manter o perfil atualizado e seguir as empresas que te interessam. Afinal a gente nunca sabe quando vai surgir aquela vaga incrível, não é mesmo?

      Bjs

  • Nossa, que bom que você escreveu sobre isso. Eu sempre fico com vontande de usar o site mas nao sei direito o que fazer com ele haha. A partir do ano que vem, pra quanto estou com alguns projetos, acho que usá-lo vai ser uma mao na roda.

    • Oi Vê,

      Vai ser, sim. Eu vi isso na minha própria carreira e também na de outras pessoas.

      Bjs

  • Natalia

    Parabéns pelo job novo, Bel, sucesso na nova fase! Eu não tenho LinkedIn até hoje, acredita? Preciso fazer pra ontem rs :} http://www.gulab.com.br

  • Não sabia de toda essa praticidade do LinkedIn. Arrumei meu perfil bonitinho esse ano lá (também depois que sai do meu antigo estágio) mas quase não mexo lá. As vezes recebo uns e-mails de posts bem interessantes que as pessoas postam lá. Eu adorei saber disso!
    Beijos!

    http://www.likeparadise.com.br